e-Dicionário

Clicar aqui para explorar o e-Dicionário da Terra e do Território no Império Português (e-DITTIP), uma publicação desenvolvida no âmbito deste projecto “Lands Over Seas: property rights in the early modern Portuguese Empire”. Trata-se de um dicionário histórico electrónico, de acesso livre online, em língua portuguesa, sobre temas relacionados, em sentido lato, com a terra, os direitos de propriedade e a organização do espaço nos vários territórios que incorporaram o antigo Império Português, entre os séculos XV e XX.

O e-DITTIP é uma obra publicada sob a direcção editorial e científica de José Vicente Serrão, Márcia Motta e Susana Münch Miranda, contando com a colaboração de múltiplos autores (pertencentes ou não à equipa deste projecto), os quais assumem a plena responsabilidade e autoria dos verbetes que assinam.

O plano da obra prevê cerca de 300 verbetes (em geral pequenos, variando entre as 50 e as 1000 palavras), que cobrem diversas categorias relacionadas com a temática geral, como sejam conceitos, normas e institutos jurídicos, instituições, direitos fundiários, grupos sociais, tipos prediais, termos em línguas locais, territórios, lugares, pessoas, entre outras. Cada artigo é acompanhado de uma pequena lista de referências abreviadas de bibliografia e fontes. O e-DITTIP tem data inicial de publicação de 2013, mas é uma obra em permanente actualização. Novos verbetes são disponibilizados regularmente.

Ficha técnica

Título: e-Dicionário da Terra e do Território no Império Português
Direcção: José Vicente Serrão, Márcia Motta e Susana Münch Miranda
Local de publicação: Lisboa
Editora: CEHC-IUL
Ano de publicação: 2013 e seguintes
ISSN: 2183-1408
doi: 10.15847/cehc.edittip.2013ss